segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SEGUNDO ENCONTRO COM O GRUPO DAS ADOLESCENTES 06/10/2011


Ao chegarmos à comunidade Alto do Cruzeiro, reencontramos as meninas, que estavam muito ansiosas, demonstrando muito entusiasmo com a nossa chegada. Algumas estiveram presentes no primeiro encontro não compareceram, enquanto outras estavam indo pela primeira vez. Por isso, pedimos as meninas que estavam no último encontro que explicassem o propósito do nosso trabalho. Para nossa felicidade, elas explicaram tudo com muitos detalhes, não só o nosso projeto, mas também um pouco das dinâmicas realizadas na semana anterior e significado de cada uma delas. 


Passado este primeiro momento, sugerimos que as meninas escrevessem suas dúvidas sobre sexualidade, já que no encontro anterior foi acordado que começaríamos o documentário com as principais dúvidas sobre  o que elas já tinham ouvido, visto, lido ou algo que elas gostariam de saber mais um pouco e nunca tiveram oportunidade de saber mais a fundo. 


O propósito deste exercício era de ouvir as meninas, e fazer uma leitura de mundo dos seus conhecimentos prévios sobre o tema. A ideia da caixa de perguntas era de permitir uma maior liberdade as adolescentes para que elas perguntassem aquilo que quisessem sem a necessidade da identificação. Logo no início, houve uma pequena resistência das meninas em descreverem questionamentos sobre este tema, demonstrando que mesmo com toda a naturalidade que falamos de sexo, preservativos e etc, ainda existe um tabu em assumir que já tem certo conhecimento sobre o assunto. 


No entanto, conseguimos contornar satisfatoriamente este primeiro desconforto. Pedimos que elas simplesmente escrevessem algo que mesmo se não fosse uma dúvida, elas achassem importante, que todas soubessem e frisamos a importância da informação e conhecimento sobre a sexualidade como um todo.  Após as meninas relaxarem um pouco, todas escreveram suas dúvidas, demonstrando que elas entenderam o propósito da nossa dinâmica. 


A partir disso, lemos todas as dúvidas e lançamos o desafio de como fazer toda aquela informação gerada se tornar cena do nosso documentário. As meninas sugeriram a seguinte cena: O final de uma aula onde a professora abriria espaço para as estudantes fazerem perguntas e neste momento cada uma faria uma pergunta. Achamos a ideia muito interessante e já a colocamos em ação. Foi proposto a divisão dos papéis, uma das meninas se voluntariou a ser as professora e as demais foram as estudantes. Após todas as perguntas, as meninas que sabiam responder  iam respondendo as perguntas umas para as outras. As demais perguntas ficaram de ser respondidas na próxima “aula”, (próxima cena do documentário).


Depois da filmagem fizemos uma roda com as meninas e respondemos algumas dúvidas levantadas. Ficou decidido que traríamos mais  informações no próximo encontro sobre todas as perguntas. Neste momento podemos perceber que as meninas já tinham ouvido falar de muitas doenças, mas não sabiam como se manifestava no organismo, apontaram AIDS como primeira doença conhecida.


Então começamos a descrever um pouco da sintomatologia das DST’s. Desconstruímos alguns preconceitos sobre o contágio das AIDS, falamos sobre a importância do exame preventivo, do planejamento familiar, enfim, este foi o momento em que mais nos aproximamos da realidade das meninas e tentamos de forma clara  e através do diálogo construir e reconstruir importantes conceitos de saúde e cuidado que atravessam as vidas dessas adolescentes. 


Para o próximo encontro, ficou combinado de concluímos esta etapa das perguntas e levarmos um atlas com algumas ilustrações das principais DST’s, algo que foi solicitado pelas meninas como forma de identificação, prevenção e prognóstico das doenças.


Emily Karle
Graduanda em Farmácia.


Camilla Veras
Ronaldo Santiago
Psicólogos em Formação

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