sábado, 1 de outubro de 2011

Primeiro Encontro com o grupo das adolescentes - 29/09/2011

Quando chegamos à comunidade Alto do Cruzeiro encontramos todo o nosso público, as adolescentes da comunidade reunidas juntamente com sua coordenadora, Mônica e seu professor de dança, Saulo.O clima era de descontração, mesmo que risos nervosos explodissem revelando um tanto de ansiedade ao que seria trabalhado. Iniciamos nosso encontro lançando uma pergunta, que era saber o nome delas, quem escolheu e o porquê. Foi um momento bastante descontraído onde ouvimos relatos diversos de como elas receberam seus nomes e de como se relacionavam com os seus significados.

Em seguida fizemos uma dinâmica bastante interessante com bombons, onde cada pessoa teria que pegar um bombom na mesa com os dois braços estirados e tentar abrir e comer sem sair dessa posição. A experiencia foi satisfatória a reação de todos que entenderam a essência da dinâmica em que cada pessoa tinha que auxiliar a outra para conseguir abrir e comer o bombom, no final da dinâmica discutimos a finalidade da mesma e logo em seguida elas nos propuseram a participar de outra dinâmica muito interessante também, cada pessoa tinha que dar a mão a outra que não tivesse ao seu lado formando uma verdadeira teia de aranha e fazendo jus como elas nomearam de dinâmica do nó, após todos estarem de mãos dadas o objetivo era desfazer os “nós” tentando abrir uma roda sendo que ninguém poderia soltar a mão do outro, demoramos alguns minutos para conseguir, mas conseguimos tirar todos os “nós” e formar um grande círculo.
Elas nos mostraram a importância desta dinâmica relacionando juntamente com a anterior de que não podemos viver sozinhos e que somos capazes de desatar os ‘nós” da nossa vida. Após  o final das dinâmicas iniciamos uma discussão onde propusemos a elas reuniões como esta, mas abordando o tema sexualidade e para concretizar esse trabalho um curta metragem produzido por elas (autoras, diretoras, atrizes, figurinistas e etc.), mas infelizmente algumas não foram de acordo, não deixaram claro o porque, mas com o decorrer da discussão conseguimos conquistar a confiança de uma que não havia concordado, restaram duas para que a decisão fosse unânime e acreditamos que conseguiremos conquistá-las também, sem, no entanto, coagi-las a seguir a n ossa proposta. O eixo central desse projeto é que ele seja construído pelo grupo e que a percepção norteadora seja fruto de todas elas. Finalizamos então o nosso encontro com um lanche oferecido por elas e saímos de lá cheios de expectativas para o próximo encontro.

Jéssica Ashour
Graduando Em Farmácia.
Ronaldo Santiago
Psicólogo em Formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário