Havia poucas meninas na associação devido à chuva. Pensando em alguns pontos levantados por elas no encontro anterior, iniciamos o encontro com informações e demonstração do uso dos preservativos feminino e masculino. Passamos também um atlas com informações e imagens das DSTs. Como sempre estiveram atentas e se mostraram interessadas com as informações.
Em seguida fizemos duas cenas que ilustravam duas possibilidades de relação entre mãe e filha se tratando da sexualidade. Uma que tratava com coerção, outra que se abria ao diálogo ao encontrar um preservativo dentro da bolsa da filha. Foi unânime que a primeira situação é mais comum, e algumas delas relataram situações em que as mães foram mais duras do que nós mostramos, e uma adolescente disse ter vivido isso em casa, onde a mãe havia expulsado sua irmã por ter engravidado.
Pedimos a elas que participassem da construção e atuação nas cenas seguintes. Repetimos as que havíamos feito e adicionamos uma cena em que a professora explica à mãe a importância da educação sobre sexualidade e outra em que a mãe chega em casa e fala à filha da necessidade de fazer o planejamento familiar na USF. Todas as cenas feitas tiveram tom de descontração, provocando muitas risadas e divertimento em todos.
Percebemos a necessidade de um encontro com os pais para abordar o assunto, o que foi também pedido por uma das meninas. A coordenadora Mônica já havia falado com a acs Raimunda sobre esse encontro, e pretendemos construir mais essa atividade em parceria com a associação.
Gessica Aquino
Psicóloga em formação
Nenhum comentário:
Postar um comentário