Pessoal boa noite
A chuva tentou atrapalhar, mas valeu a pena, a atividade (09/07) foi muito rica e produtiva, a fisioterapeuta Marli - CEDAP, apresentou os conhecimentos de forma muito dinâmica, abordando temas rotineiros dentro do contexto dos meios de contaminação e prevenção. Abordou-se os temas de DST's mais comuns. Eles foram divididos de acordo com os sinais e sintomas que se apresentam,tais como, corrimento, feridas e verrugas.
Dentro dos corrimentos, estavam tricomonas- protozoario, candidiase - fungos, para as mulheres e gonorréia para homens, vulgarmente chamada de pinga pinga.
Nos representantes de feridas, estavam herpes, sifilis, uma doença que qdo não tratada, na fase crônica manifesta-se com feridas nas mãos, chegando até a neurosifilis.
Para Verrugas, o HPV, foi destacado
Enfim, chegou-se ao HIV, suas definições atuais como soropositivo e/ou aidéticos, com direito a vídeo de mecanismo celular da infecção do vírus à células T CD4, representação da forma adequada no uso de preventivos e suas importâncias.
Dessas doenças comentou sobre as políticas nacionais para o diagnostico, tratamento e condições para o desenvolvimento dessas doenças em gestantes.
O bom, foi que apesar de ser conhecimentos já adquiridos eles foram expostos com exemplos do cotidiano, como a importância da higiene.
dentre os exemplos estavam, uso reutizável da camisinha, alicate de unhas, psicológico de um paciente ao receber o teste positivo de HIV, políticas de adesão ao tratamento, aconselhamento ao paciente, testes de diagnóstico, reações dos medicamentos antiretrovirais, entre outros.
Bom ficou a importancia de ser lembrado que a transmissão é por TODAS as vias de contato sexual entre TODAS as relações, entre homem- homem, mulher-mulher, mulher-homem.
Espero ter ajudado aos colegas que não foram. Vocês fizeram falta.
Esqueci de assinar: Shirleide Assis
ResponderExcluir