Realizamos a primeira atividade com a turma 4ª ano da escola Armando Carneiro da Rocha. O trabalho aconteceu ápos o intervalo recreativo, às 15h e acabou às 16h. Contou com a participação dos alunos Camilla e Ronaldo, da AC Raimunda, de 40 alunos (em média) e alguns membros do corpo docente da instuição. Para a realização das dinâmicas preferimos alocar os alunos no pátio, o que provavelvente facilitou a agitação das crianças que ainda estavam em "clima de recreio". Apesar de termos alcançado o nosso objetivo, que era criar um vínculo e colher as principais dúvidas sobre os temas que pretendemos trabalhar no decorrer do semestre, nada do que planejamos pareceu funcionar.
As crianças além de constituirem um grupo extenso, eram bastante agitadas e aparentemente incontroláveis. Conquistar o silêncio era quase que um mérito, conseguimos nos apresentar, mas o que propomos pra que eles se apresentassem não funcionou, eles disperçaram, não escutavam um ao outro e também não estavam interessados naquilo. Nossa sorte foi a presença da AC Raimunda que com sua experiência e uma idéia de dinâmica com os pirulitos que tinhamos levado atraiu a atenção dos alunos e conseguiu que eles por um momento focassem na nossa atividade. Aproveitamos essa brecha e perguntamos, entre os temas sugeridos, o que eles gostariam que nós abordassemos. Sem muita surpresa, o tema violência foi quase que unânime, seguido de sexualidade e drogas. Logo ápos, pedimos para aqueles que quisessem, para escrever suas dúvidas e colocar numa caixinha levada por nós, o que seria de bastante utilidade e embasaria nossos próximos encontros.
O contéudo dessa caixa foi bastante curioso, dúvidas a respeito de sexo, da origem da droga e do seu significado e interesse sobre violência e as suas ramificações foram recorrentes. Enfim, atráves do papel conseguimos nos aproximar muito mais daqueles alunos de forma individual, que afastados da pressão grupal, conseguiam se expressar e se mostrar interessados e com dúvidas pertinentes a respeito do tema.
Por fim, finalizamos o encontro e eles demonstraram gostar, apesar dos fatores desorganizantes. Agora, o próximo passo é junto com as preceptoras responsáveis e as ACS elaborar a próxima atividade que ocorrerá no dia 12/08 e terá como tema "Violência". Vale ressaltar, que precisamos de estratégias mais eficientes para atingir nossos objetivos, atividades mais lúdicas, jogos e tarefas mais dinâmicas para atrair a atenção dessas crianças, que além de serem novas são muitas.
Toda sugestão será bem-vinda.
Camilla Veras
Graduanda em Psicologia -UFBA