quarta-feira, 21 de abril de 2010

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

A idéia do PET-Saúde, segundo as orientadoras Ângela Pontes e Joslene Barreto, é trabalhar com a promoção da saúde e a notificação da violência. Atuando em Postos de Saúde da Família (PSF’s), no âmbito da atenção básica, através de serviços mantidos pelo município, visamos atender comunidades onde o acesso a esses serviços e informações tem pouca difusão. Esse trabalho terá duração de 1 ano, mas espero que permaneça por muito mais tempo. Esse blog tem como objetivo o registro das atividades desenvolvidas, servindo como um diário de bordo.
A primeira reunião com o grupo que irá atuar em Alto do Cruzeiro aconteceu em 16 de Abril de 2010, na faculdade de farmácia. As orientadoras falaram um pouco sobre o projeto, sobre a ação que estaríamos desenvolvendo, da comunidade, das experiências passadas no programa, do acompanhamento dos preceptores (agentes de saúde pública) para a promoção de atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão. Falamos sobre o tema da violência, do bulling (violência entre iguais), e de como poderíamos intervir e ajudar nestas questões. Ainda não temos uma data certa para conhecer o posto ou a localidade.
Acredito que boas construções temos pela frente e realmente acredito nesse paradigma da interdisciplinaridade, integrando teoria e a prática, sob diversos olhares, na tentativa entender e intervir em fenômenos sociais complexos como é o caso da violência. O contato com a comunidade será tão enriquecedor que extrapola qualquer quantificação.

Ronaldo Santiago,
graduando de Psicologia (UFBA), 3º semestre.

Um comentário: